domingo, agosto 29, 2004

3 medalhas portuguesas

3 atletas portugueses subiram ao pódio e foram galardoados com uma medalha: Francis Obikwelu (no Atletismo), Sérgio Paulinho (no Ciclismo) e Rui Silva (no Atletismo).

No 1º dia após a Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos, 14 de Agosto, Sérgio Paulinho conquistou a medalha de prata na prova de Ciclismo de estrada, com diferença de apenas 1 segundo do primeiro lugar. Nunca antes Portugal tinha sido distinguido nesta modalidade, no âmbito das competições olímpicas. A medalha de ouro foi conquistada pelo ciclista italiano Paolo Bettini e a medalha de bronze pelo belga Axel Merckx.
A 22 de Agosto foi disputada a final da prova dos 100 metros, em que Francis Obikwelu conquistou a segunda medalha de prata para Portugal. O atleta português bateu também o recorde europeu, com o tempo de 9,86 segundos. As medalhas de ouro e de bronze foram para os Estados-Unidos: Justin Gatlin terminou a prova em primeiro lugar, com 9,85 segundos, e Maurice Green terminou a corrida com 9,87 segundos.
Na prova dos 200 metros Francis Obikwelu ficou classificado em 5º lugar.
No dia 24 de agosto, na final da prova de atletismo dos 1.500 metros, Rui Silva arrecadou a medalha de bronze, tendo finalizado a prova com o tempo de 3.34,68 minutos. O primeiro lugar foi conquistado por Hicham El Guerrouj, de Marrocos, que terminou a prova em 3.34,18 minutos. O queniano Bernard Lagat terminou a prova em segundo lugar, com 3.34,39 minutos.
Merecem ainda destaque as prestações de Alberto Chaíça, no Atletismo, que terminou a Maratona em 8º lugar; Emanuel Silva, na Canoagem, que terminou a prova K1 1000 metros em 7º lugar; João Pina e João Neto no Judo, classificados em 7º lugar nas provas de 66 kg e 73 kg, respectivamente; Nuno Merino obteve o 6º lugar no Trampolim individual; Vanessa Fernandes ficou em 8º lugar no Triatlo; na Vela, Gustavo Lima ficou em 5º lugar na classe laser, João Rodrigues ficou em 6º lugar na classe mistral e Álvaro Marinho e Miguel Nunes ficaram em 7º lugar na classe 470.