segunda-feira, agosto 23, 2004

Passeando em Atenas...

E porque as horas que passo em Atenas não são apenas a trabalhar como voluntária, há tempo para fazer turismo e descobrir os tesouros históricos desta cidade.
Atenas desdobra-se em locais de interesse, que se vão descobrindo ao longo das caminhadas pelas ruas da cidade... É um prazer percorrer ruelas, ruas e vielas e vislumbrar magníficos monumentos da Grécia Antiga, seus antepassados e Deuses.
Muitos são os locais de passagem obrigatória e que merecem o fascínio dos nossos olhos. Comecemos pelo ex-libris, a fabulosa Acrópole, na qual repousam o Parthenon e o Erechteion na sua magnitude; o templo da Deusa Nike e o Museu da Acrópole. Ao lado da Acrópole, não se pode de deixar de subir ao Areios Pagos, um rochedo que parece ter caído do céu e ficado naquele local para a eternidade. Do topo, temos uma vista deslumbrante da Acrópole, da Agora antiga e de toda a cidade!
A Agora antiga merece também uma visita e demorada se possível. Aqui podemos passear por entre as ruínas do lugar onde foi o maior centro económico e social de Atenas!!! O Templo de Hephaistos é uma das relíquias que ainda se ergue majestosamente na Agora e que merece ser fotografada. Em redor da Acrópole podemos visitar ainda a Colina de Filopappos, onde se encontra o Monumento de Filopappos e a Pnyx; a Colina das Ninfas; o Teatro de Dyonisos; o Teatro de Herodium Atticus.
No Teatro de Herodium Atticus, graças ao seu óptimo estado de preservação, é possível assistir a espectáculos de música, teatro, entre outras artes.
Atravessando as belíssimas e características ruas de Plaka, vamos dar ao Arco de Adriano e ao Templo de Zeus. Aqui é ainda possível admirar o que resta (muito pouco) dos antigos Banhos Romanos! Caminhando mais um pouco, não muito longe, ergue-se o fantástico e único Estádio Panathinaiko - feito em mármore proveniente das Ilhas Gregas - onde tiveram lugar os 1º Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1986.
O passeio continua pelos Jardins Nacionais, onde podemos admirar a flora que se estende pelos jardins e ver o Zappeion (centro de espectáculos). Saindo dos Jardins, deparamo-nos com o Parlamento e os guardas que vigiam fiel e aparatosamente a entrada. Com um pouco de sorte, chegando à hora certa, assiste-se à troca de guardas, cujo espectáculo é merecedor de ser visto.
O Parlamento situa-se na Praça Syntagma, local onde se juntam jovens para beber uns copos e artistas de rua apresentam as suas peças de entretenimento. É também um ponto de partida para atravessar a famosa Rua Ermou, repleta de lojas de comércio; cafés; pessoas a passear, ás compras ou a caminho do emprego...
Uma das várias lojas de produtos olímpicos (Olympic store) está nesta rua.
Atravessando esta rua, vamos ao encontro de Monastiraki, um largo que atrai e onde se concentram muitas pessoas, quer de dia, quer de noite. Para os noctívagos, é um espaço indicado para dar início à boémia, jantando num dos vários restaurantes que oferecem comida típica grega e ouzo, tsipouro ou raki para acompanhar como bebida. E como estamos na Grécia, não poderia deixar de haver o acompanhamento musical ao som dos bouzoukis, tocados por artistas gregos. Monastiraki é o ponto de encontro de muitos jovens, malabaristas, artistas de rua, ... O espírito da noite desperta neste pequeno largo e alastra-se por toda a cidade. Não muito longe, as ruas de Plaka fervilham de calor das pessoas que por lá passeiam e jantam nas esplanadas coloridas e acolhedoras. A alguns minutos de Monastiraki, deparamo-nos também com Thissio, uma belíssima área com vista privilegiada da Agora antiga e da Acrópole. As esplanadas dos bares e restaurantes estendem-se pela calçada fora...as pessoas conversam e interagem de uma forma divertida! Eu diria que esta é a área mais glamourosa de Atenas!
Ainda em Thissio, na subida da colina em direcção à Acrópole, nos são reservadas surpresas. Também aqui as esplanadas se multiplicam, há bares muito agradáveis e imensas pessoas se deslocam a esta parte da cidade para se divertir!
Mas ainda há muito para ver: o Cemitério de Kerameikos; a praça Omonia (a visita durante a noite é dispensável); a colina de Likavittos (fazer preferencialmente a pé, embora seja cansativo, pois dessa forma desfruta-se da fantástica paisagem de toda Atenas a prolongar-se até ao porto de Pireus); os inúmeros museus que se encontram espalhados pela cidade, sendo entre eles obrigatórios: Museu Nacional de Arqueologia; Museu Benaki; Museu Goulandris de Arte Cicládica e Arte Grega Antiga; Museu Histórico Nacional; Museu Bizantino; Galeria Nacional;...
Estas são algumas das maravilhas que a cidade de Atenas nos pode oferecer durante a nossa estadia por terras sagradas e olímpicas...