segunda-feira, agosto 16, 2004

O dia de um voluntário Olímpico...

Cada dia é especial e único com as suas particularidades, momentos e aventuras... o de ontem não foi igual ao de hoje e o de amanhã será diferente do de hoje!
Algo é, no entanto, comum a todos...a alegria que transborda das pessoas e os sorrisos que insistem em permanecer nos rostos dos voluntários.
Despertei!!! Está na hora de descer e me deslocar até à Estação de Metro de Monastiraki. Enquanto atravesso a rua Ermou admiro a fabulosa paisagem que me é proporcionada todos os dias...a majestosa Acrópole e o Partenon erguido lá no topo! No largo de Monastiraki já se encontram os homens que vendem fruta, com os seus carrinhos de mão, a vender bananas, uvas e pêssegos...
Entro, por fim, na estação... O meu turno de hoje - das 10h ás 19h - é no Aquatics Center em OAKA. Após 30 minutos de viagem, chego a Irini... "Irini" (em grego Eιρήνη), para além de uma palavra bonita e com um som melódico, tem um significado bastante especial que harmoniza com os dias que se vivem... seu significado é PAZ!
Nós, voluntários, possuímos uma acreditação - que, por sinal, é muito bonita - que nos concede livre acesso aos Espaços Olímpicos, cujos símbolos estão impressos na acreditação. Passo pelo controle de segurança e entro no solo sagrado...OAKA é um espaço enorme, bem concebido e com uma arquitectura admirável...os chafarizes que jorram água todo o dia, transformam a aridez do local num Oásis!
Já há bastantes pessoas que se deslocam de um Complexo Desportivo para outro, na ansiedade de torcer pelo seu país, atleta ou equipa preferida.
Entro no Aquatics Center e faço o check-in, processo diário pelo qual todo o voluntário tem que passar antes de iniciar o seu trabalho. Recebo a senha cor de laranja do almoço, que tem Athens 2004 impresso na parte traseira!
Caminho até ao Gabinete de Language Services onde me encontro com as minhas supervisoras e meus colegas de trabalho, estão lá: Elena, Eleni, Marcelones, Javier, entre outros...Temos uma televisão em que são transmitidas todas as competições. Assistimos atentamente à Natação, Pólo Aquático, Saltos e Natação Sincronizada, pois poderemos ser chamados para fazer Interpretação, Tradução ou mesmo participar na Conferência de Imprensa! A nossa tarefa é interpretar/traduzir o que é dito pelo atletas e imprensa. Da língua-mãe do atleta para Inglês e do Inglês para a língua-mãe do atleta.
Estamos sempre ansiosos, pois a nossa grande vontade é sermos chamados e poder ouvir as palavras que os atletas têm a dizer daquilo que acabaram de viver...os momentos de nervosismo e ansiedade da competição, os desejos e medos, a sua performance, etc. Para além disso podemos fazer um book de todos os atletas e guardar para a posteridade, como recordação do nosso trabalho.
A agitação dentro do Aquatics Center é enorme, a toda a hora se movimentam atletas de cá para lá, treinadores nervosos pela competição que se aproxima, voluntários a pedir pins às equipas, massagistas no seu trabalho, até temos o prazer de nos cruzar com a rainha Sofia de Espanha que vem assistir aos Jogos de hoje, etc...
Alguém se lembra que é hora de almoçar e deslocamo-nos até ao Buffet dos voluntários. Mais um dia a comer a salada de feijão verde fria (quase congelada), ou a salada de macarrão fria também... o que resta mais? Ah! As "deliciosas" sanduíches... Uhmmm Prefiro, mesmo assim, a salada fria! Penso para mim: "Não esquecer de enviar e-mail para o COI a implorar que as próximas entidades organizadoras tenham um maior empenho na escolha da companhia de Catering para os próximos Jogos!".
O turno está a chegar ao fim: o Marcelo e eu olhamos atentamente o calendário de Jogos e tentamos chegar a um acordo para onde nos deslocaremos a fim de assistir a uma competição. Há muito para assistir e uma grande parte das opções são do interesse de ambos. Chegamos finalmente a um acordo e lá vamos nós torcer pelo Brasil na Ginástica Olímpica no Olympic Indoor Hall... Dentro de pouco tempo estaremos vendo o solo da Daiane ao vivo!!! A Ginástica olímpica é, sem dúvida, uma das manifestações mais belas do movimento humano.
Cada segundo da nossa presença neste ambiente, é algo de extraordinário e sabemos disso. Por vezes ainda nos questionamos se realmente estamos a respirar o ar olímpico, a presenciar as vitórias e derrotas dos melhores atletas mundiais, a celebrar esta Festa com milhares de outras pessoas,... Também recordamos que fomos uns dos 45 000 voluntários seleccionados num universo de 160 000 inscrições... Ufaaaaaa! Que sorte! As competições terminam e regressamos ao centro da cidade.
O Sol põe-se serenamente lá no fundo do horizonte no Mar Egeu (το αγαίο), enquanto os Deuses do Olimpo regressam aos seus Templos ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança das Cariátides!
A cidade mergulha numa penumbra iluminada pelos cintilar dos candeeiros nas ruas. As pessoas regressam ás suas marchas pelos bairros típicos da cidade para se envolverem numa celebração de paz, amor, compreensão, companheirismo, amizade, alegria... Os valores olímpicos expandem-se pelos cantos de Atenas...
As esplanadas estão cheias, os gregos tocam bouzuki, os brasileiros improvisam um sambinha ou um pagodão, os Mexicanos cantam com seus grandes chapéus ornamentando suas cabeças...Um grupo de jovens da Rainbow fazem um roda de fogo no largo de Monastiraki! Os jovens bebem cerveja em Thissio! As pessoas deliciam-se com saladas gregas, Souvlaki, Briam, Gemista e outros saborosos pratos gregos.